Histórico


Em 1958, no ano da comemoração do 50º ano da imigração japonesa no Brasil, houve a união de 18 associações japonesas espalhadas em toda a região suzanense, e formou-se assim a Associação Cultural Suzanense. Teve como seu 1º presidente o Sr. Kiyoshi Takabatake.

Em 1963 foi adquirido um terreno de 2,5 alqueires onde fica a atual planta da Komatsu e em 1964 foi oficialmente cadastrada como Associação Cultural Esportiva e Agrícola de Suzano, e o local foi aprovado para construção de um campo poliesportivo.

Em 1974 este terreno foi vendido para a empresa Komatsu e com este recurso foi adquirido um terreno de 90.000 metros quadrados onde é a atual sede do ACEAS NIKKEY.

Desde a sua fundação o ACEAS NIKKEY é uma associação de fins não econômicos e tem como objetivo promover atividades culturais, esportivas, educacionais, sociais, beneficientes, filantrópicas e de assistência social. E é o órgão que representa as demais associações da colônica japonesa de Suzano perante o Bunkyo de São Paulo e órgãos do governo japones.

Nestes mais de meio século da sua fundação, após épocas áureas iniciais, passou por dificuldades financeiras na época da hiper-inflação e à partir de 1997, com uma nova diretoria, através de campanhas, conseguiu se superar e atualmente o ACEAS NIKKEY tornou-se referencia dentro da colônia japonesa brasileira, onde as suas centenas de sócios trabalham harmoniosamente em todos os eventos voluntariamente.

Houve vultosos investimentos na construção de seis quadras de tênis de campo, quadra poliesportiva, quadra de areia, playground, lanchonete, espaço para tênis de mesa, kendô, judô e muitas outras benfeitorias, mas o principal projeto que alavancou mesmo a ACEAS NIKKEY foi a construção de uma escola particular de ensino fundamental de período integral - CENIBRAS - Centro Educacional Nipo-Brasileiro de Ensino, dentro da associação.

Atualmente temos mais de 500 alunos matriculados nos nove anos do Ensino Fundamental. No período da manhã, são ministradas aulas no Ensino Fundamental, conforme matriz curricular, e no período da tarde oferecemos aulas de língua e cultura japonesa, e diversos cursos extra curriculares, como inglês, Taikô, tênis de mesa, tênis de campo, etc... utilizando toda estrutura da Associação, sem a necessidade de locomoção dos alunos. Oferecemos três refeições feitas numa cozinha coordenada por uma nutricionista, funcionários e vários voluntários.

A escola é gerida por um conselho gestor formado por dez associados, todos voluntários, e os recursos obtidos são totalmente revertidos para a melhoria da Associação.